quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Seminário Patrimônio da Terra da Luz – 2013/2014
“A Influência da Cultura Negra no Fazer Cultural de Fortaleza”.
   
Release: Muitas etnias africanas adentraram no território brasileiro através dos povos escravizados. Mas, mesmo assim essa cultura foi tão marcante que influenciou o modo e costumes do povo na época colonial dominada por uma cultura europeia, tida como branca, que predominava no país e não dava margem aos costumes africanos e aborígenes das infinitas tribos indígenas que já habitavam nessas terras antes dos portugueses aportarem. Após 129 anos de abolição, e a despeito de preconceitos de que não haveria afro-brasileiros no Estado, a presença da matriz africana no Ceará ainda hoje pode ser vista em manifestações religiosas e culturais. “São manifestações emblemáticas da nossa africanidade”. A cultura negra se dilui na diversidade dos atributos culturais e tem o poder de se renovar, de recriar em cada gesto e modo que se expresse. Essa força cultural surdido povo que ainda clama por dignidade e respeito, essa riqueza de luz, brota dessa terra de uma luz infinita e de seu povo.
 
Objetivo do Seminário: Contribuir para o desenvolvimento de pesquisadores e estudiosos da cultura negra/popular/tradicional bem como proporcionará conhecimento, promoção e discussão sobre os estudos de manifestações populares/tradicionais de matriz africana, suas diversas metodologias e áreas de pesquisa. Trata-se de momentos únicos para troca de experiências e saberes entre jovens folcloristas e mestres da cultura popular. Envolver os jovens folcloristas num processo de formação e capacitação através da educação patrimonial é uma iniciativa intensificadora de repararmos nossa cultura. Desta forma, acreditamos que as nossas tradições populares podem ser passadas às novas gerações e o folclore poderá continuar vivo, mantendo a sua essência e rigor.
 
Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 02 – Centro)
Horário: 14h às 17h
 
Dia 20 de novembro – Exposição Virtual- A beleza e Arte da Cultura Negra por Isidoro Santos.
 Palestra I: Preservação e Identidade da Cultura Popular Negra Nordestina – Oralidade, Memória e História.
Palestrantes /Mediador:
Prof. Dr. Henrique Cunha – Pesquisador de temas como: Africanidades, Afrodescendência, Espaço Urbano, Relações Étnicas, História, Cultura Africana e Afrodescendente.
Prof. Hilário Ferreira –– Mestre em História Social e Pesquisador da Cultura e História do Negro no Ceará.
Prof. William Augusto Pereira (Comissão Cearense de Folclore-CCF/Maracatu Nação Iracema).
 
Dia 21 de novembro - Palestra II: Aspectos sonoro-corporal de herança africana sobrevivendo aos novos contextos sociais.
Palestrantes /Mediador:
Profª. Joelma Gentil- Mestra em Educação Brasileira e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.
Prof. Norval Cruz – Doutor em Educação e Facilitador de Danças Africanas Tribais e Consciência Corporal.
Carlos Henrique – Coordenador Executivo do Fórum de Lideranças Negras da Paraíba/Membro da Coordenação Nacional de Entidades Negras – CONEN/Nordeste.
Vivência - A ginga e o movimento educacional da capoeira – Grupo Negaça Capoeira.
 
Parceiros:
Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor)
Comissão Cearense de Folclore
Maracatu Nação Iracema
Grupo Negaça Capoeira

Inscrições pelo site: www.festivaldefolcloredoceara.com.br
Maiores Informações: Encena Produções
Contato: (85) 3023.3064 

0 comentários:

Postar um comentário