Diálogo e aproximação. Este foi o resultado da reunião do chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Fábio Lima, com a rede cearense de Pontos de Cultura. O encontro, realizado na manhã desta sexta-feira (19), no Sobrado José Lourenço, em Fortaleza, contou ainda com a participação dos representantes dos Pontos de Cultura Acauã das Artes, Permeio – Na Escola de Teatro Renasce uma Cidade, Farol das Artes, Teatro de Resistência, Criativa Musical, Mestre Nola, Carrapato Cultural, Cultura de Ponta, Arte e Tecnologia para o Cinema de Animação, e do Pontão de Cultura do Ceará.
Este foi o primeiro encontro de Fábio Lima com os Pontos de Cultura do Ceará, desde que assumiu a chefia da RRNE/MinC. O gestor, que é potiguar, se colocou à disposição do coletivo para auxiliar em pendências e articulações futuras e conversou um pouco sobre o novo momento do Programa Cultura Viva no Ministério da Cultura. “Este é um programa inovador para a cultura brasileira, mas estamos encarando o desafio da reformulação do Cultura Viva. É preciso definir um formato que de fato beneficie a instituição cultural – adequando-o à formas de financiamento e execução condizentes com a natureza destes empreendimentos – para que tenhamos a continuidade desta ação, sem os atropelos do passado”, afirmou Lima.
O chefe da Regional Nordeste disse que o Ministério da Cultura fará o necessário para dar aos incentivadores da cultura brasileira as informações e formações necessárias ao favorecimento do setor. Fábio explica: “Estamos batalhando para capacitar os nossos agentes culturais para que eles se empoderem das ferramentas de produção e fomento à cultura, especialmente nas comunidades mais carentes ao acesso à informação. Vamos encurtar as distâncias entre o MinC e os mestres da cultura popular”. Lima citou como exemplo para tal a realização de capacitações para uso do Siconv, o portal de convênios do Governo Federal, e o Salicweb, sistema utilizado pelo Ministério da Cultura para apresentação de propostas culturais e acompanhamento de projetos.
Fábio Lima aproveitou o encontro para anunciar algumas novidades, entre elas a contratação de dois assessores que ficarão sediados na RRNE/MinC, com dedicação exclusiva para acompanhar, orientar e articular o Programa Cultura Viva no Nordeste. Também convidou os Pontos de Cultura a participarem do Seminário Regional de Economia Criativa, que irá acontecer nos dias 08 e 09 de setembro, em Fortaleza. O evento, realizado pelo Ministério da Cultura, será o primeiro de uma série de encontros no Brasil, para debater oportunidades e desafios para a Economia Criativa.
O chefe da Regional do MinC adiantou para os presentes o lançamento, pela Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC) de três iniciativas nos âmbitos do Programa Cultura Viva e da juventude: são os editais Juventude: diálogos interculturais em rede, a 4ª edição do Prêmio Cultura Viva e as Residências Criativas de Intercâmbio Internacional. Haverá uma solenidade para divulgação de mais informações sobre os processos seletivos, na próxima terça-feira (23), no Bloco Afro Sul Odomodê, em Porto Alegre – RS.
Texto e Foto: Maíra Brandão – Ascom RRNE/MinC
0 comentários:
Postar um comentário