Há 36 anos, Pacatuba, localizada a 32 quilômetros de Fortaleza, celebra a Paixão de Cristo. Um espetáculo de realismo assistido por aproximadamente 15 mil pessoas por edição. A peça tem pouco mais de duas horas de apresentação e é encenada num espaço de oito mil metros quadrados - batizado como Praça da Paixão, na Quinta e Sexta-feira da Paixão. O evento é a principal manifestação cultural do município e uma das 100 manifestações artísticas mais importantes do Ceará, como atesta o Governo do Estado e o Ministério da Cultura através do projeto Ponto de Cultura, que prevê repasse de R$ 180.000 aos contemplados em até três anos. A apresentação foi escolhida em 2008. Ao todo 100 projetos das artes foram contemplados.
Em Pacatuba, os recursos são utilizados na capacitação dos atores da peça. “Além de ser uma encenação grandiosa e demonstrar a religiosidade da nossa cidade, a Paixão de Cristo de Pacatuba é, sobretudo, um grande meio de inclusão social”, avalia o prefeito Zezinho Cavalcante.
Ao todo, a peça possui 160 atores e figurantes em cena, mas no total, a produção conta com cerca de 300 pessoas. O espetáculo propicia também oportunidades de negócios para a população, desde o comércio de produtos artesanais e comidas típicas, a outros produtos regionais, o que incrementa a economia informal e o fluxo turístico no período. A estimativa é de que sejam gerados cerca de 200 empregos indiretos.
Antonio Rocigleison que participa das oficinas do Ponto de Cultura teatro de resistência interpretará o "Diabo" este ano, dentre ele, muitos outros participarão da encenação...
0 comentários:
Postar um comentário