Plano estadual da Cultura, formação artística, valorização do artista
cearense, interiorização da arte, política de editais e relação da mídia
com a produção cultural foram alguns dos temas debatidos durante o primeiro
encontro do secretário de Cultura, Professor Pinheiro, com grupo formado
por mais de 40 artistas de diversas linguagens culturais do Estado.
Durante a reunião, convocada pelo secretário, o grupo expôs suas expectativas com a política de gestão na área da Cultura, nos próximos quatro anos e discutiu o perfil do gestor para a Coordenação de Ação Cultural da Secult. "Esta é uma coordenação fundamental e quero contar com a colaboração de toda a classe artística para traçar este perfil", argumentou Pinheiro.
O documento Pacto pela Cultura, elaborado durante um fórum da cultura em dezembro, que conta com mais de 800 assinaturas, foi lembrado por Thiago
Arrais, do Movimento Todo teatro é Política, que falou da importância de
promover um debate maior para que os pontos contemplados no documento possam ser pensados dentro da política de cultura do estado. "Para nós é muito importante estarmos aqui, porque esta reunião sinaliza que a atual gestão tem a disposição do diálogo e está aberta para a construção de uma política cultural onde o produtor artístico tenha voz".
Diante da preocupação da classe artística sobre sua capacidade de diálogo, Pinheiro lembrou que sua trajetória de luta foi construída dentro de uma perspectiva de diálogo "e no momento que eu não me sentir em condições de dialogar com qualquer um dos grupos aqui representados, entrego meu cargo ao governador", enfatizou.
Depois de mais três horas de debate, onde muitas ideias foram expostas, o
secretário sugeriu alguns encaminhamentos como a formação de uma comissão para sintetizar as proposições culturais já formuladas na Conferência Estadual da Cultura, Constituinte Cultural e Programa de Governo, a fim de formular um documento "que reúna estas informações valiosas" para a discussão e formulação do Plano Estadual de Cultura.
"Minha sugestão é irmos mais além, e percorrer o Estado, com fóruns em todas as regiões, referendando nossas propostas junto a sociedade cearense", assegurou o Secretário.
Diante do amplo debate sobre a questão da formação artística, Pinheiro propôs a constituição de uma comissão, que terá a responsabilidade de formular as proposições para serem incluídas no Plano Estadual de Cultura, "que vou discutir com o governador Cid Gomes, de forma a promover um alinhamento com o Plano Nacional", finalizou.
Jorn. Sonara Capaverde
Coordenação de Comunicação da Secult
0 comentários:
Postar um comentário