quinta-feira, 9 de dezembro de 2010


Sobrado realiza Seminário Experiências Inovadoras no Mercado de Arte Brasileiro

A programação será de 7 a 11 de dezembro, entre 8h30 e 17h30
Arte e mercado. Estratégias de inserção e meios de expansão. É este o foco do Seminário “Experiências inovadoras no mercado de arte brasileiro”, no Sobrado Dr. José Lourenço (rua Major Facundo, 154 – Centro), que segue de 7 a 11 de dezembro, com a presença de Eduardo Besen, da Galeria Gravura Brasileira (SP), Mariana Pabst Martins, da Galeria Choque Cultural (SP) e Max Perlingeiro, da Pinakotheke Cultural (RJ/SP/CE). Sintonizados com a informação e a economia do mercado de arte, os três galeristas de reconhecida atuação na cena nacional abordarão questões do maior interesse para artistas, colecionadores, curadores, estudantes e amantes da arte.

Serviço:
Seminário Experiências Inovadoras no Mercado de Arte Brasileiro
7 a 11 de dezembro, de 8h30min às 17h30min
Sobrado Dr. José Lourenço (r. Major Facundo, 154 – Centro)

PROGRAMAÇÃO:
07/12
8h30min às 12h
Eduardo Besen:  Galeria Gravura Brasileira – Uma história
14 às 17h30min
Mesa Redonda: Eduardo Besen, Dodora Guimarães e Francisco de Almeida
O Ceará tem um dos principais focos da gravura do País, sua difusão e distribuição, porém, fica muito aquém da capacidade produtiva de seus artistas. São convidados para compartilhar experiências: o gravador Francisco de Almeida (CE) e Dodora Guimarães, curadora do Sobrado Dr. José Lourenço, que discutirão, juntamente com Eduardo Besen, questões relevantes à nossa produção e distribuição.

08/12
8h30min às 12h
Apresentação coletiva de portifólio - Com a presença de Eduardo Besen, gravadores cearenses e residentes terão a oportunidade de apresentar ao público  a sua produção.
14 às 17h30min
Max Perlingeiro:  “Arte e Educação – uma parceria de sucesso”

09/12
8h30min às 12h
Mariana Martins:  “Galeria Choque Cultural – um projeto alternativo no mercado de arte urbana brasileiro”
14h às 17h30min
Mesa Redonda: Mariana Martins, Dodora Guimarães, Weaver Lima
O crescimento da arte urbana na cena cearense desperta para as possibilidades de comercialização, em meio a eterna polêmica de “institucionalizar” o que surgiu fora (e, às vezes, contra) do convencional. Weaver Lima, artista e produtor cultural, participante da última edição da mostra TRANSFER (SP), Dodora Guimarães e Mariana Martins falam, a partir de suas experiências, sobre as possibilidades desse campo.

10/12
8h30min às 17:30h (intervalo 12 às 14h)
Panorama da arte urbana cearense -  Apresentação de grupos e artistas locais, com a presença de Mariana Martins.

11/12
8h30min
Oficina aberta de  Stencil e de gravura pra Lambe-Lambe.
12h – Encerramento.

Terça-feira (07/12)Quarta-feira (08/12)Quinta-feira (09/12)Sexta-feira (10/12)Sábado (11/12)
8h30min – Coffee Break8h30min – Coffee Break8h30min – Coffee Break8h30min – Coffee Break8h30min – Coffee Break
9h –  Eduardo Besen:  Palestra “Galeria Gravura Brasileira – Uma história”9h – Apresentação coletiva de portifólios com Eduardo Besen9h – Mariana Martins:  Palestra “Galeria Choque Cultural-um projeto alternativo no mercado de arte urbana brasileiro”9 às 17:30h (intervalo 12 às 14h)

Panorama da arte urbana cearense – apresentação  de grupos e artistas locais, com a presença de Mariana Martins



9h – Oficina aberta de Stencil e de gravura para Lambe-Lambe


12h - Encerramento
12h às 14h – Intervalo12h às 14h – Intervalo12h às 14h – Intervalo

14h – Mesa Redonda: Eduardo Besen, Dodora Guimarães e Francisco de Almeida14h – Max Perlingeiro:  Palestra “Arte e Educação – uma parceria de sucesso”14h – Mesa Redonda: Mariana Martins, Dodora Guimarães, Weaver Lima



PALESTRANTES:
Eduardo Besen:
Um dos fundadores da Galeria Gravura Brasileira (SP), o arquiteto Eduardo Besen apresentará a experiência e as estratégias adotadas pela galeria que se tornou uma referência da arte da Gravura no Brasil, como único espaço de exposições no país dedicado somente à gravura, com mais de cem exposições realizadas nos últimos 10 anos, mantendo programas de intercâmbio com ateliês e instituições de outros Estados e países.

Mariana Martins:
Propositora da Galeria Choque Cultural, espaço privilegiado da arte urbana (SP). Além da comercialização, suas ações são voltadas para a educação e pautadas no compromisso sócio-cultural, aproximando o público jovem das artes plásticas, incentivando o colecionismo, produzindo conhecimento e promovendo intercâmbios. Desde a sua fundação, em 2003, a galeria apresentou mais de 200 artistas brasileiros, trouxe para o Brasil mais de 50 artistas internacionais, levou brasileiros à Europa e Estados Unidos em mais de 10 grandes exposições, editou muitas gravuras e livros.

Max Perlingeiro:
Atua no mercado desde de 1980, quando criou a primeira editora especializada em livros sobre arte brasileira no país, Edições Pinakotheke, cujas publicações já conquistaram o Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro). Realizou relevantes projetos culturais com a Fundação Roberto Marinho e Fundação Gulbenkian, além de ter produzido exposições de Cândido Portinari, José Pancetti, Guignard, Di Cavalcanti, Antonio Bandeira, Lasar Segall e mais recentemente Wesley Duke Lee.

CONVIDADOS:
Francisco de Almeida:
Gravador.  Natural de Crateús, vive e trabalha em Fortaleza, para onde mudou-se  aos 15 anos. Tornou-se um dos grandes nomes da gravura brasileira, tendo participado de várias exposições individuais e coletivas. Entre as individuais, a mais recente foi 20 aos pedaços (2010). Coletivamente, Francisco de Almeida teve seu trabalhos em mostras nacionais e internacionais como a Bienal de Valencia, Espanha (2007), e  VI Bienal do Mercosul, Porto Alegre-RS (2009).

Weaver Lima:
Artista gráfico, autor de histórias em quadrinhos, curador e articulador cultural. Criou o grupo Seres Urbanos que entre 1991 e 1997 editou uma série de fanzines que se tornaram referência no meio alternativo brasileiro. Desde 2002 participa de Salões de arte e exposições coletivas. Realizou sua primeira individual em 2005. Foi selecionado para duas edições da mostra internacional de arte urbana TRANSFER (RS – 2008 / SP – 2010).

0 comentários:

Postar um comentário